Esta catequese de 6ª feira do 9º ano foi muito especial e preparada pelos catequisandos Ana Sofia e Ana Rita.
Aproveito assim para partilhar aqui a catequese:

Introdução

A nossa catequese fala-nos do amor e da ousadia de amar a Deus, a coragem para amar a Deus.

É fundamental, para o homem amar e ser amado, ter uma palavra amiga, um sorriso, um gesto de ternura e carinho.

O amor tem de estar presente em todos os momentos da nossa vida.

Hoje em dia, amar a Deus, é uma espécie de um risco quem ama a Deus tem de ter consciência da coragem (ousadia) que é necessária, pois corre sempre o risco de ser criticado por manifestar esse amor.

Perguntas:

O que é o amor ?

Cada um tem a sua opinião, mas o amor pode ser definido como aquele sentimento especial, que tanto nos faz chorar como sorrir. Momentos com a pessoa que amamos são os mais especiais e carinhosos que podemos ter, são momentos inesquecíveis.

O que é amar ? (esta pergunta não foi feita, porque a Rita não a tinha :O)

Amar é mais que gostar, é sentirmo-nos felizes e tristes. É o bom e o mau, é uma espécie de salada Russa de sentimentos.

O que é para ti amar a Deus ?

Amar a Deus, é amar o próximo, é um Futuro, um Presente e um Passado.

Tens receio de ser criticado/a ?

Existe sempre aquele receio das pessoas nos julgarem, mas não podemos deixar que isso nos afecte. Podemos não andar a dizer isso a toda a hora, mas com pequenos gestos demonstramos isso.

Achas que uma pessoa precisa de ser rica para amar e ser amado ?

Uma pessoa precisa de ser rica em amor. Em dar e receber, para ser amado não pode ter medo de arriscar e de sofrer. É preciso ser forte.

Achas que na sociedade de hoje em dia, as pessoas são 100% felizes ?

Não, nunca conseguimos ter tudo a 100% há sempre algo que nos faz deitar uma lágrima. E nos faz pensar e afirmar por mais que tentemos nada é perfeito.

Achas que uma pessoa é feliz sem amor ?

Não, podemos ter as melhores amizades, pode a vida correr-nos às mil maravilhas, podemos pensar que somos completamente felizes…mas isso é mentira. Sem o amor não conseguimos ser totalmente felizes, existe um vazio no nosso coração que só consegue ser ocupado quando amamos alguém e somos amados.

Conclusão

Com esta catequese, pretendemos que percebam que o Amor não está ao virar da esquina. É preciso procurá-lo e deixar que ele nos encontre, é preciso não ter medo de amar, e de ser amado. É preciso abrir o coração quando ele está a nossa porta e deixá-lo brilhar e sentir dentro de nós. E se for preciso esperar, então esperemos porque ele um dia há-de chegar.

29 de Janeiro de 2010, Catequese nº7