Acantonamento – Oração de Envio

Aqui estamos de volta! Bem sei que estão todos desejosos de ver as fotografias e os vídeos e é o que vou tentar fazer nos próximos tempos. Enquanto não me chegam ao email textos sobre o acantonamento vou publicar tal e qual como aconteceram os dias e fui fotografando e filmando. Espero que gostem do que lêem e qualquer coisa que não gostem ou reparos comentem sff!

Eram 8h da manha e já estavam todos a pensar em ir para Peniche! A Igreja foi enchendo e parecia que era uma Eucaristia! E quem dera que todas as nossas Eucaristias fossem assim com tantas crianças e tantos pais.

Esta oração de envio foi mesmo o ponto de partida para as viagens de S.Paulo e assim cada criança recebeu o barquinho para poder navegar que os catequistas tinham começado a fazer na ultimaformação de Catequistas.

Deixo aqui para todos verem as fotografias da celebração:

–>> As fotografias da Oração de Envio

Acantonamento – A partida da Bobadela

Se para os pais de escuteiros ou de catequisandos do Bairro da Fraternidade esta despedida é uma coisa que se tornou hábito na sua vida, para muitos pais da comunidade da Bobadela foi a primeira vez que viram os seus filhos ir embora. Só quem é pai sabe o que sentiu e gostava muito de ouvir um comentário ou dois, para que quem ainda não foi desta que deixou ir o seu filho esteja melhor preparado para a próxima vez.

Acantonamento – A viagem para Peniche

E foi mesmo aqui que começou a animação! A viagem correu muito bem na minha camioneta, tudo muito bem animado pelo condutor António Pita que era um grande amigo de música Pimba garantido desde logo a boa disposição! Foi muito bom para que todos nos descontraíssemos com muita música e gargalhadas.  Já estávamos a prever que assim neste ritmo só podia tudo correr bem…

Aproveito ainda para partilhar um vídeo em que ultrapassamos o Pe. Luzia e Liliana que seguiam de carro e podemos ver os meninos todos muito bem comportados ao som da música mais calminha:

–>> Ultrapassar o Pe. Luzia e Liliana

Acantonamento – Já em Peniche…

Cada um com a sua “casa às costas” sai da camioneta e repara que está longe dos pais e procura sempre os colegas de catequese e irmãos para se ambientar. Foi assim que aconteceu com a chegada a Peniche e era o que vinha a acontecer sempre que a Paróquia se juntou para alguma actividade.

Depois de descarregar todas as malas foi com 2 “Quebra-Gelos” separados por idades que todos os catequisandos se começaram a conhecer. Para os mais adultos o objectivo era já decorarem os nomes uns dos outros e os mais pequenos poderem brincar todos juntos e não apenas com os que conheciam.

Mesmo depois do “Quebra-Gelo” nesta refeição notou-se que as pessoas voltaram a almoçar com os colegas de catequese, mas obviamente estávamos no primeiro dia, e apenas há pouco mais de uma hora em Peniche. Muita coisa ainda veio a acontecer, muita mesmo…

Acantonamento – PhotoPaper (Dia 4 de Maio de 2009)

Esta deve ter sido a actividade que mais gostaram de fazer ao longo do acantonamento! Talvez não todos, mas a maior parte foi. Nesta actividade o objectivo era o grupo todo ser fotografado com uma lista enorme de palavras para descobrir por Peniche inteira! Então foi ver todos os grupos previamente separados após o almoço pelas cartas de S.Paulo, a tomar cada um o seu caminho e ver quem encontrava mais coisas e tirava as melhores fotografias e as mais originais!
E que tal nós aqui no blogue vermos todas as fotografias e nos comentários decidir quem tirou as melhores? Podem ver então aqui as fotos que me chegaram até ao momento que escrevo esta entrada:

–>> Colossenses
–>> Coríntios
–>> Efésios
–>> Filipenses
–>> Gálatas
–>> Hebreus
–>> Romanos
–>> Timóteo

Para comentarem basta carregarem por baixo de cada entrada do blogue onde diz “0 comentários”, onde “0”,  “1” ou por ai a diante é o número de comentários até ao momento. De que estás a espera de ser o primeiro a comentar? E no final do comentário não esqueças de assinar sff.

Acantonamento – Reunião final

Então mas não devíamos estar todos a descansar? Uma reunião logo na 2ª feira a seguir a um Acantonamento de 3 dias? Vida de catequista é mesmo assim e, empolgados pelo Pe. Luzia, esta foi a melhor altura para realizar esta reunião. Todos os catequistas presentes falaram de uma maneira extremamente positiva! Todos afirmámos que este é o Acantonamento “das caminhadas”, mas tudo correu muito bem e todos chegámos ao destino. É, sem duvida, uma actividade a repetir e talvez nem seja preciso esperar um ano! E que tal dia 9 e 10 de Junho irmos novamente todos juntos àPEREGRINAÇÃO PAROQUIAL A FÁTIMA? Vamos todos?

PS: Em breve continuarei a descrever como foi o Acantonamento para mim, aqui no blogue e espero pelos vossos comentários e, até quem queira escrever uma entrada aqui no blogue, PARTILHEM.

Acantonamento – O primeiro Jantar

Será que ninguém se pergunta quem era a senhora que nos fazia as refeições? Será que os da Bobadela pensavam que era uma catequista da Fraternidade e os da Fraternidade pensavam que era uma catequista da Bobadela? Pois, esta entrada serve para recordar os belos cozinhados que a Jacinta cozinhou para nós e, dizer que esta senhora é auxiliar no infantário da catequista Ana Filipa, e que se voluntariou a ajudar-nos nestes dias. E só posso dizer que a ajuda da Jacinta foi das melhores que tivémos e, sem ela, o Acantonamento não teria o sucesso que teve! Enquanto os catequistas se dedicaram inteiramente aos catequisandos a Jacinta preparou-nos jantares inesquecíveis como o “Esparguete Bolognese” ou o “Atum à Brás” que ainda deixam água na boca a todos os que provaram. O meu sincero obrigado e quem quiser também agradecer que o faça por comentários que, sem duvida, a Jacinta vai ler, pois ficou a gostar muito de nós, assim como nós dela.
Obrigado Jacinta.

Podem ainda ver aqui algumas fotografias do jantar:
–>> Acantonamento – Jantar, 1 de Maio

Acantonamento – Actividade dia da Mãe

Esta entrada tem uma pergunta básica para as mães poderem comentar, gostaram da prenda do vosso dia?
Foi na noite do primeiro dia que fizémos as vossas prendas para que, quando viessem agarrar os vossos filhos pelos braços, eles vos pudessem surpreender com uma linda prenda. Não queríamos que faltasse nada a ninguém e bem sei o quanto as mães desejaram acordar no domingo e ter os filhinhos para abraçar, e eles longe! Assim, pensámos que esta era uma boa iniciativa, e só espero que todas tenham gostado. Para o ano quem sabe se o Acantonamento não será em Março e os felizardos não serão os Pais leitores deste blogue?

Acantonamento – O 2º Dia

Aqui estamos de novo ao dia a dia do nosso Acantonamento. O segundo dia do Acantonamento fica marcado com frases como “Será este o maior dia do ano?” ou “Os catequistas sabem que o dia só tem 24 horas?” Vou começar aqui por partilhar o dia e deixar a noite par uma entrada à parte.
A manhã ficou marcada por cada um dos grupos ter um numero de actividades para realizar até à hora de almoço no parque da cidade. Assim começo por partilhar as actividades realizadas pelos Gálatas:
–>> Acantonamento – Jogo da Mímica
–>> Acantonamento – Puzzle
–>> Acantonamento – Jogo da música

Para alem destas actividades dos vídeos ainda se fez umas palavras cruzadas que nem eu soube fazer devido ao grau das mesmas ser muito elevado e ainda ter duvida se uma estaria correcta. Foi também de manhã que se começou a prepara o café concerto de uma entrada futura no blogue…

Depois de almoçarmos no parque frango assado partilhado com as gaivotas mais corajosas saímos todos juntos para visitar o museu de Peniche onde acabamos por lanchar e fazer algumasbrincadeiras.
Depois os grupos saíram da fortaleza dois a dois foram jogar jogos tradicionais uns contra os outros em locais que eram descobertos através de decifrar uns textos. Podem ver aqui um jogo entre os Gálatas e os Efésios:
–>> Acantonamento – Barra do lenço

Foi sem dúvida um dia muito longo com muitos quilómetros e muitas fotografias que aqui podem ver:
–>> Acantonamento – O dia de 2 de Maio

Acantonamento – O Café Concerto

Aqui está mais uma actividade que todos adoramos!! Foi tão lindo todos a ensaiar e depois apresentar uns aos outros o que de melhor sabem fazer. Mas palavras para quê? Vejam os vídeos por vocês mesmo…

–>> Ensaio dos Gálatas

–>> Colossenses

–>> Coríntios
–>> Efésios
–>> Filipenses
–>> Gálatas
–>> Romanos
–>> Timóteo e Hebreus
–>> O final do Café Concerto

–>> Oração da noite

E se comentarem já sabem que todos ficamos a ganhar. Partilhem e não guardem apenas para vocês o que sentem quando lêem o nosso blogue.

Acantonamento – Dormir

Qual catequizando imaginou dormir com o catequista ao lado e vê-lo de pijama a ressonar? Pois quando se vai para um acantonamento é isso que vamos encontrar. É uma experiência realmente única mesmo que a noite seja curta pois para adormecer é muito difícil e o acordar tem de ser muito cedo! Neste Acantonamento ficará para sempre gravada a frase de embalar “A culpa é da Bekitas” e eu irei recordar o meu acordar com a cabeçada no tecto da Jessica que se deve também ter ouvido na outra casa. As noites foram mais uma boa parte deste Acantonamento mesmo que tenha dormido com os pés no corredor e tenha acordado com um negro pois alguém me pisou. Alguém quer confessar agora quem foi?

Acantonamento – A Eucaristia

Estão mesmo a ver bem! É um altar e as crianças todas a volta do mesmo! Já pensaram como era bonito também serem assim as nossas Eucaristias por cá? Para terem uma melhor noção desta Eucaristia podem ver os seguintes vídeos que fui fazendo ao longo da mesma:

–>> A Entrada
–>> O acto Penitencial
–>> Glória
–>> As leituras
–>> O Evangelho
–>> Homilia 1ª Parte
–>> Homilia 2ª Parte
–>> Homilia 3ª Parte
–>> Oração dos Fieis
–>> Cântico: Como o Pai Me amou
–>> Cântico: Santo
–>> Pai Nosso

Foi ainda na Eucaristia que entregamos as recordações deste Acantonamento às crianças! Por razões adversas não estive todo o tempo na Eucaristia e por isso a minha dificuldade de fazer esta entrada…
Se alguém quiser acrescentar algo que eu esteja a esquecer todos agradecíamos muito.

Podem ainda ver aqui as fotografias:
–>> Acantonamento – A Eucaristia

Acantonamento – As limpezas

Como sabe bem chegar a um local e encontrar esse local todo limpinho. Foi assim que aconteceu quando chegamos a Peniche e foi assim que também fizemos quando saímos de Peniche! Quem ali entrar vai sentir-se como em casa porque as limpezas correram mesmo muito bem no ultimo dia além de ao longo do Acantonamento haver uma escala que não foi propriamente cumprida.

Desde o varrer ao passar a esfregona os catequisandos foram sempre ajudando e assim ainda não era hora de almoço e a casa dos mais velhos já estava fechada e limpinha para os próximas a irem lá! Tive mesmo muito orgulho de dormir nesta casa e de ver tanta ajuda no acto das limpezas! Parabéns catequisandos e o meu sincero obrigado.

Acantonamento – A ultima refeição

E assim foi a ultima refeição antes de sairmos de Peniche! Já sentíamos todos que aquela experiência estava a acabar, mas a nossa boca era tão carinhosamente tratada por mais uma refeição maravilhosa preparada pela queria Jacinta, que parecia por outro lado que nada teria fim! E agora exactamente passado uma semana ainda me sinto em Acantonamento! Já tivemos reuniões, já fizemos ensaios e todos já demos ou tivemos catequese onde experiências únicas voltaram a acontecer! E por falar nisso estou desejoso de contar a minha de 6ºfeira! Vão lendo o blogue que vai valer a pena… E depois digam que não avisei…

Acantonamento – O regresso a casa

Ainda lembram da viagem para Peniche? Pois a viagem de regresso a casa foi mesmo o oposto! Lembro sempre da minha avó me dizer aquelas frases tão lindas que a ler também lembram : “Para onde vais? VOU PARA A FESTA! De onde vens? Venho da festa…” Espero que ao lerem tenham dado a entoação correcta e compreendam que quando íamos a caminho de Peniche todos estávamos aos saltos de alegria e agora que estávamos de regresso as nossas expressões eram de cansaço! Mas um cansaço saudável que fez com que mais de metade da camioneta dormisse até à Bobadela e quando chegamos já com algumas baterias carregadas foi tão bom ter energia de abraçar os nossos pais e poder desejar pessoalmente um feliz dia da mãe respectivamente. Aconselho a todos lerem o Boletim desta semana ou então esperarem pelo post que irei fazer sobre o V Domingo da Pascoa em que o Pe. Luzia fala com umas palavras tão simples e lindas sobre a nossa partida e regresso! Mesmo assim depois do sucesso da entrada da partida, será que agora alguém quer comentar como foi sentir este regresso? Os pais que esperavam os filhos? Os filhos que sentiam saudades dos pais? Partilhem já sabem…

Eu partilho ainda as fotografias dos “que mais trabalharam” :
–>> Acantonamento – A viagem de regresso

Pós-Acantonamento – A catequese seguinte…

Olá! 
Quando me disseram que eu tinha de escrever um texto para o blogue, pensei logo que este texto tinha de estar bom, pois vai ser lido por muita gente.
Começando pelas apresentações eu sou a Ana Sofia, sou catequisanda do Pedro e da Filipa do 8º ano da Bobadela, melhor dizendo sou a rapariga que nunca aparece nas fotos, ou se apareço a minha cara está de lado. Gosto de participar nas actividades da igreja, mas quando me falaram em ir acantonar com a Fraternidade tenho de admitir que virei um bocado o nariz, pensava que eles eram outra coisa, mas animaram bem o acantonamento, tirando alguns que não gostei nada de conhecer.
Quando chegámos a Peniche estava um bocado preocupada, pois nós não queríamos nada ser separados, pois já sabíamos que se fossemos separados nunca iríamos estar juntos, e nós tínhamos ido para estarmos todos juntos, mas não foi isso que aconteceu.
Fomos separados, mas eu consegui ficar com a Rita, com a Maria e com o “Chiquinho”.
Apesar de não termos ficado todos juntos, quando vi a paisagem que nós tínhamos, todos os meus problemas e pensamentos pareciam que tinham parado e que eu os tinha atirado para o mar e que eles se tinham perdido lá. Tinha visto a vista mais bonita em toda a minha vida. As noites foram todas muitos animadas, apesar do ressonar enorme do Pedro e do Albino nunca terminar a sua emissão. Tudo foi muito bom até os banhos gelados na rua e os odores do nosso quarto.
Gostei do convívio, dos novos amigos, das fotografias, do mar à nossa frente, etc.
Gostei muito de caminhar com São Paulo, apesar de termos caminhado de mais, por causa disso tenho bolhas nos pés.
Resumindo tudo foi um fim-de-semana inesquecível, mais resumindo tudo em três palavras ( coisa que parece impossível) EU ADOREI ACANTONAR.
P.S.- vou passar a deixar o Pedro tirar-me fotografias.

Beijinhos