Já todos conhecem aqui a Catequese da Bobadela.
Mas o que muitos não conhecem é a própria Bobadela!

 O que esta entrada vos vai trazer de novo é de onde vem o nosso nome, onde estamos ou simplesmente porque é que o nosso brasão é como indica a imagem em cima.

  • O nome Bobadela:

Bobadela, diz a lenda, deve o seu nome ao facto de em tempos recuados ter existido aqui uma confraria com casas abobadadas. Segundo Pinho Leal, no entanto, o topónimo provém do nome árabe “aboar”, que significava dividir, delimitar. Outros autores têm ainda outras teorias.
Uma delas, por exemplo, diz que o nome Bobadela vem do árabe “budel”, que significava porta larga ou porta franca. Aqui passava, com efeito, o caminho mais rápido e franco para atingir Lisboa, para quem vinha do sul do País. Esta série de versões são, no entanto, concordantes num aspecto: a antiguidade do povoamento da freguesia, que podemos fazer remontar à época pré-história.

  • Onde fica a Bobadela:

Com uma área de pouco mais de três quilómetros quadrados, a freguesia de Bobadela é uma das mais recentes deste concelho de Loures. Pertenceu até há relativamente poucos anos, como simples lugar, à freguesia de São João da Talha, saindo em 1989 para formar freguesia independente. Os seus limites administrativos são: a norte, São João da Talha; a sul e poente o rio Trancão; a nascente, o rio Tejo.

  • A Vila da Bobadela:

Em 4 de Junho de 1997, a Assembleia da Republica elevou a povoação de Bobadela à categoria de Vila, por proposta da Junta de Freguesia. A festa nesse Verão atingiu grande brilhantismo.

Em 25 de Agosto de 1989, correspondendo aos anseios da população e também da Sociedade Civil, Bobadela foi elevada a Freguesia, através do Decreto-Lei n.º 68/69, sendo o seu território desmembrado de São João da Talha.

Bobadela é hoje uma grande freguesia do concelho de Loures, com cerca de doze mil habitantes.
A grande explosão populacional desta freguesia deu-se a partir da década de oitenta. Nessa altura, a povoação começava a oferecer as condições necessárias para viver de forma condigna, e a proximidade de Lisboa sempre ia funcionando como um factor de fixação.

A criação da paróquia, em 1985, onde aparece aqui a Catequese da Bobadela, foi a consequência lógica de todo um processo que culminou com a criação da freguesia e, mais recentemente, com a sua elevação a vila.

  • O brasão da Bobadela:

Como podem rever na imagem o nosso brasão é constituído por:

  • Coroa mural de prata de quatro torres – conferem o estatuto de Vila à nossa Freguesia;
  • Escudo de Púrpura – serve de base aos elementos simbólicos;
  • Cabeça do Bobo de Ouro –  pedra secular encontrada na Bobadela;
  • Roda Dentada vermelha debruada de prata – representando a industria fixada na Freguesia;
  • Coroa Mariana de ouro – representa a Nossa Senhora Dos Remédios , (Santa Padroeira, aqui viram as nossas festas);
  • Dois Ramos de Oliveira de Prata frutados de negro – representando o extenso olival que existia na Bobadela;
  • Contra-chefe Onda de Prata e Azul de cinco peças – representando o rio Tejo;
  • Listel Branco com legenda “BOBADELA – LOURES”.

Espero que todos fiquem esclarecidos o porquê de Bobadela. Esta foi um simples entrada para que quem nos lê, nos conheça um pouco melhor para além da nossa catequese.

Fontes: Junta de Freguesia da Bobadela | Brasão da Bobadela