“Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto” Lc 9, 28b-36 

MEDITAR – Para o momento em família

(Um adulto conduz a reflexão e procura aplicá-la à vida familiar) Quando pensas em perdão o que te ocorre? Pedir perdão a alguém? Pedir perdão a Deus pelos teus pecados? Não estás errado… a reconciliação com quem tenhas ofendido e com Deus é fundamental para o reencontro com Ele. E perdoares a quem te tenha magoado? Pensas nisso? Pensamos muitas vezes que se perdoarmos a quem nos ofende temos de voltar a ser amigos dessa pessoa… pode ser mas não é obrigatório. Perdoares quem te ofende, quem te magoa, liberta o teu coração da mágoa que carregas… a culpa de quem te ofendeu não pesa em ti… mas o teu ressentimento sim. São pedras que carregas no teu coração… Sabes que perdoares a quem te magoou liberta-te? Proponho que medites sobre isto durante esta semana e que, se estiveres chateado com alguém, que tentes reconciliar-te com essa pessoa. E já agora… pensas em perdoares a ti mesmo? As tuas fragilidades, as tuas falhas, as coisas que menos gostas que fazem parte de ti, não te cobres demais por isso… aceita-te como és. Perdoa-te pelo que não és capaz de fazer mas não desistas de melhorar.

REZAR – Para terminar o momento em família

“Senhor ensina-me a Tua misericórdia, o Teu perdão. Ensina o meu coração a pedir perdão, a perdoar e a aceitar o perdão dos outros. Ajuda-me a libertar das pedras que carrego no meu coração, das pedras que são mágoas e das pedras que são pecados. Peço que me concedas a Tua Paz na reconciliação conTigo, comigo e com todos“.

AGIR – Mural das obras de misericórdia Obras de misericórdia

Dar bons conselhos; Ensinar os ignorantes. Texto bíblico – Prov 2, 1-6. Discernir em conjunto como podem esta semana viver estas obras de misericórdia