Na devoção a Nossa Senhora praticada durante o mês de Maria, teve sempre grande incremento, entre nós, a mais bela e antiga tradição cristã: a recitação do Santo Terço. Uma oração simples e humilde como Maria, uma vez que foi ela própria quem a inspirou, e que infelizmente, nos últimos tempos tem sido muito esquecida.

A oração do “Santo Terço”, teve a sua origem em 1214, data em que a Virgem Maria apareceu a São Domingos e lhe revelou os segredos desta oração. Desde então e até hoje, ao ser promovida pelos Papas, esta oração propagou-se por todo o Mundo, e está presente nos momentos mais importantes do cristianismo.

Ao ser declarado em 2003, o “Ano do Rosário”, João Paulo II expressava: O terço é a minha oração preferida. Oração maravilhosa pela sua simplicidade e profundidade. Na sua carta apostólica “O Rosário da Virgem Maria”, João Paulo II, afirma: “O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto”.

A dimensão mariana está muito presente também no Papa Francisco: que após ter sido eleito Papa, manifestou o desejo de no dia seguinte efectuar uma visita à Nossa Senhora, para colocar sobre a sua protecção o seu Pontificado. Deslocando-se com alguma regularidade à Basílica de Santa Maria Maggiore, por encontrar na Nossa Senhora inspiração para todas as suas acções.

A oração do Terço em família – afirmava também o Santo João Paulo II – ajuda a família a permanecer unida. Magnífica oportunidade para manifestarmos o nosso amor à Virgem Maria, neste mês e de retomarmos uma tradição familiar que tende a cair no esquecimento.

Fonte: Ecclesia

https://formacao.cancaonova.com/espiritualidade/oracao/saiba-como-rezar-o-terco/