Conhecer os sítios por onde Jesus andou na terra era um sonho a concretizar.
No final de Novembro foi possível a concretização desse sonho participando na peregrinação que a Paróquia da Bobadela realizou à Terra Santa.
A peregrinação começou pela cidade de Jaffa. Não fazia ideia da importância desta cidade para o cristianismo e difusão do mesmo. Aqui Pedro viveu após a ressurreição de Jesus, efectuou alguns milagres e teve uma visão que levou ao baptismo de um centurião romano. Com este baptismo a Igreja passou a baptizar os estrangeiros (não judeus) e a recebê-los na igreja.
Desta cidade fomos em direcção à Galileia: Canã, monte da Transfiguração, monte das Bem Aventuranças, Cafarnaum, multiplicação dos pães, primado de Pedro e Mar da Galileia.
Descemos para Sul em direção a Jerusalém passando por Nazaré, Rio Jordão e Mar Morto.
Visitámos Belém e em Jerusalém além da visita ao Santo Sepulcro, percorremos a via dolorosa tal como Jesus há 2000 anos atrás.
Na prática passámos o tempo a visitar igrejas mas estas igrejas têm um significado incondicional para os cristãos pois representam os lugares mais importantes da passagem de Jesus pela terra.
Pessoalmente não sabia o que iria encontrar e em alguns casos fiquei bastante surpreendida.
Do que gostei mais… é tão complicado dizer. Porque cada sítio tem o seu significado e as emoções são incontroláveis.
Gostei muito da Basílica da Anunciação em Nazaré. Tem pinturas lindíssimas que ficaríamos lá horas a admirá-las. A Basílica da Natividade em Belém e o Santo Sepulcro em Jerusalém tocam o coração pois estamos no sítio onde Jesus nasceu e onde Jesus foi sepultado e ressuscitou.
Mas todos os outros locais são magníficos e fazem-nos acreditar ainda mais que viver partilhando o amor, tal como Jesus fez, é possível.
Carla Pires—Paróquia de São José – Algueirão Mem-Martins