Caros Pioneiros:
Hoje em dia assistimos muito a futilidades: valorizam-se artistas, cantores, jogadores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência, são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto, das aparências. Muito a isso – aparências. Há falta de diálogo nos lares. O orgulho e a agitação da vida impede que as pessoas digam o que sentem…
Pois foi exactamente isto que não se viu nesta actividade da III Secção!
Não, não foi a feira do elogio que esteve em foco… Apenas nos retirámos e dialogámos…
E que maravilha de momentos que foram passados a conversar e a jogar à bola… a descobrirmo-nos e a jogar à bola… a apontarmos o dedo construtivamente e a jogar a bola na direcção de uma nova consciência de grupo… a acolhermos os Noviços e a jogar as palavras de amizade e respeito uns pelos outros… a formar equipas para o ano que se inicia (Pitágoras e Sócrates – não o PM mas o filósofo) e a jogar a bola do compromisso.
De tudo um pouco se vestiu esta actividade: de momentos de lazer e diversão, a momentos muito, muito, sérios onde jovens, como adultos tentaram crescer como grupo, como pessoas de respeito e a respeitar.
Falámos uns com os outros, de uns e dos outros; olhámos para nós e para o vizinho do lado, e no meio de todos, nós os adultos, sentimo-nos jovens porque estivemos perante jovens que mostraram saber ser adultos… bastou quererem!
Com a ausência de alguns, criaram-se as equipas num jogo à laia de Harry Potter (com a ajuda do “Psicómetro”… eh, eh, eh, eh). E aqui começou a renovação, de acordo com o actual sentido pedagógico, surgindo as equipas Pitágoras e Sócrates, que substituem as Elefante, Papagaio e Pica Pau.
E que pena tenho de não haver registo fotográfico! Foi tanta a emoção investida nesta actividade que ninguém se lembrou de tirar fotos (se algum Pioneiro conseguiu alguma enviem-me que logo a coloco neste post). Mas tenho a certeza absoluta que a melhor imagem é a que ficou gravada nos nossos sentidos… nas palavras, nos risos, nas lágrimas e nos pensamentos que todos partilharam.
Não fiquem com inveja, mas deixem-me lá dar uma palavrinha ao Mauro pelos golos que marcou e ao Calimero (o Ronaldo da minha equipa) que nos ajudaram a dar uma abada de 11-10 à equipa adversária.
E agora mais a sério, de novo, MUITOS PARABÉNS aos actuais Pioneiros pela forma inesquecível como acolheram neste dia os Noviços (Sara, Raquel, Mauro e Fábio). Inesquecível para eles, noviços, creio, tal era o nervosismo que demonstravam no inicio. Saímos de lá como Grupo, como iguais, sendo diferentes.