Depois de a Ana Sofia ter partilhado aqui o Acantonamento e do Francisco ter partilhado aqui o trabalho dos Jovens Vicentinos, chegou a altura da catequisanda Inês Simões se iniciar na partilha aqui no blogue:

Olá.

Eis que chegou a minha vez. À muito que me tinham pedido para escrever um texto para o blogue, mas ainda não o tinha feito, apenas tinha comentado os textos dos meus amigos, que de certa forma me incentivaram a escrever. Foi necessário ir na peregrinação a Fátima, para perceber que era a minha vez !!!

Para quem não sabe sou a Inês Simões, catequizanda do Pedro e da Filipa, e ando no 8º ano da catequese da Bobadela.

Aceitei a proposta assim que me falaram em ir a Fátima, pois para além de estar mais perto de Nossa Senhora e de Jesus esta era uma peregrinação nacional, preparada especialmente para crianças. Ia ao santuário, e iria estar de novo com toda a Paróquia (Bairro e Bobadela) e com os meus amigos, como já tinha acontecido no acantonamento. Desta vez também os escuteiros participaram e a peregrinação foi alargada a pais, avós…, o que tornou a peregrinação muito mais rica, e assim podemos dizer que era dos “8 aos 80”.

Desta vez, não houve “separação” entre escuteiros, comunidade da Bobadela, comunidade do Bairro e muito menos das famílias, pois, quer no autocarro, quer em Fátima (nas celebrações, refeições, actividades) estivemos todos juntos.

Adorei os momentos de oração e reflexão, bem como as actividades do santuário, a que assistimos e o que com elas aprendemos.

Após termos estado presentes numa vigília na igreja da Santíssima Trindade, (dia 9 à noite), a noite, foi muito animada, entre montagem de tendas, as canções em conjunto, as conversas/convívio entre amigos e o próprio adormecer… pois o cansaço era muito e alguns acabaram por ser vencidos por ele, quando se instalaram. Mas, apesar do cansaço nunca faltou a boa disposição.

No dia 10, depois do pequeno-almoço, confesso que fiquei muito espantada, quando cheguei ao santuário, para assistir à eucaristia e vi todo o recinto do santuário a abarrotar de crianças, jovens, adultos…, grupos de catequese vindos de todos os cantos e recantos do nosso país incluindo os arquipélagos dos Açores e Madeira; que se deslocaram a Fátima para estarem presentes na celebração que tinha como nome “quero ter um coração bonito”, que para além de comemorar o 100º aniversário do beato Francisco, queria dar a conhecer o exemplo deste pastorinho – ter um coração bonito, pois a sua vida é um exemplo a seguir.

Gostei muito desta peregrinação pois diverti-me e com Jesus, Nossa Senhora e, principalmente o pastorinho Francisco, aprendi como ter um coração bonito e os exemplos que daqui em diante devo seguir.

É uma experiência que gostava de repetir !!

Inês Simões

8º ano catequese da Bobadela

Será ainda preciso pedir para comentarem? Espero que dia-a-dia entendam que para eles escrever e não terem comentários é o mesmo que servirem um jantar e ninguém comer! Eles partilham aqui e esperam que desfrutem. Assim estejam à vontade para comentar por favor…