Olá Malta da IIIª:

Como repararam, este é um ano um pouco diferente pelo facto de irmos fazer parte de uma actividade “major” no escutismo… refiro-me, claro, ao ACANAC, com todas as implicações que isso trouxe à vivência deste ano escutista até ao momento.

Sendo importante garantir fundos para que essa participação possa vir a ser uma realidade, aliado ao facto de, como elementos de uma comunidade, termos de responder a algumas solicitações… e como agrupamento, termos de garantir as nossa missão (promessas, por exemplo) … paradoxalmente, sendo um objectivo o ACANAC, nestes dois trimestres últimos não foi possível concretizar o que planeámos em termos de preparação para essa actividade.

No entanto não deixa de ser fundamental a interiorização do imaginário e simbolismo que envolve o ACANAC, para que cada um e o grupo o possam viver em harmonia, em sintonia com o momento, mas sobretudo desfrutar o verdadeiro prazer de estar e conviver com os milhares de outros jovens e adultos.

Assim, vejam aqui algumas informações fundamentais para a vossa participação. Leiam com atenção e deixem-se envolver no espírito do maior empreendimento de 2012.

O ACANAC é uma actividade de excelência onde o novo programa educativo está em evidência, onde os Pioneiros poderão, para além de conhecer diversas realidades, fazer novos amigos e conhecer o Centro Nacional de Actividades Escutistas (CNAE), em Idanha-a-Nova, vivenciar diversas oportunidades educativas de acordo com o percurso educativo escolhido por cada um e explorar as sete maravilhas do método.

Recordem as técnicas de topografia, cartografia, orientação e Construções de forma planeada e experimentada porque tudo isto vai ser necessário para este grande acampamento.

As construções comuns a todas as Comunidades e Frotas são o pórtico, a mesa e a cozinha. Também serão desafiados a construir um oratório em cada sub-comunidade (organização explicada adiante). Todas estas construções deverão ser planeadas em método de projecto, testadas e executadas de forma empreendedora e entusiasta.

O imaginário versa a vida das primeiras comunidades cristãs, com o tema “Construir +”, o nosso campo será denominado de “Mare Nostrum”, em latim “Nosso Mar”, o nome latino dado ao Mar Mediterrâneo, ou seja, o nosso Mar que une e abrange os povos e neste caso as comunidades cristãs.

Existirão quatro Sub-campos, doravante denominadas Comunidades Cristãs: Roma, Tessalónica, Corinto e Jerusalém. Nos quatro dias centrais de actividade, as quatro comunidades cristãs viverão quatro actividades em rotatividade, no entanto o Raid iniciará na véspera do 1º dia das actividades (à noite) para uma das Comunidades Cristãs uma vez que inicia sempre na noite anterior.

Em cada uma das Comunidades Cristãs existirão cinco sub-comunidades. Exemplo: Roma Norte, Roma Sul, Roma Centro, Roma Este e Roma Oeste.

Ainda no âmbito do imaginário e do novo programa educativo, será dado especial relevo ao ICTHUS, novo símbolo associado à III Secção que representa as primeiras Comunidades Cristãs.

Pretende-se fazer deste Acampamento uma actividade memorável para todos os Marinheiros, Pioneiros e Animadores que vão passar pelo Mare Nostrum, mas para isso precisamos do empenhamento de todos vós. Vamos escuteirar, Pioneiros da Bobadela?

Entretanto vão dando uma vista de olhos nesta página, onde encontrarão informação diversa sobre o ACANAC.