Poderia utilizar este texto para informar da participação de jovens Escuteiros da Bobadela, dia 30 de Maio, na recolha de alimentos no contexto da campanha do Banco Alimentar… e estaria a noticia dada!… Simples… Crua e despojada no seu sentido de “querer ter um coração bonito”.
Mas estes jovens merecem muito mais que tão simples linhas. Fizeram das palavras actos. Ultrapassaram as frases decoradas de leis e princípios e sentiram, viveram e sobretudo serviram… Deus e o outro.
E isto é ser Escuteiro! Não chega apregoar que a missão é servir: é preciso demonstrá-lo, como estes jovens fizeram neste pequeno – grande – gesto de solidariedade pelo mais fraco, esquecendo as delícias que um sábado solarengo poderia proporcionar.
Isto é que é ser Escuteiro! Não chega sequer dizer que temos uma missão: se não soubermos o que é a partilha! E estes jovens ofereceram um pouco da sua alegria e boa disposição de modo directo aos transeuntes da loja que, em géneros corresponderam, quiçá, para a alegria de tantos outros mais necessitados.
Pois isto é ser Escuteiro! Não basta responder aos apelos de solidariedade: é preciso saber escutar com o coração, que vê a eternidade, mais longe que os olhos do rosto. Só assim se presta serviço, em consciência, ao irmão desconhecido, necessitado, distante e próximo no espaço e no coração.
Porque apenas assim se pode dizer Escuteiro! Porque para sê-lo não basta dizê-lo! Como o Amor, a Fé, o Respeito e demais valores humanos, ser escuteiro necessita de demonstração. A simples declaração… não basta!!
E os jovens Pioneiros, Exploradores e Lobitos que partilharam o seu tempo, por certo ficaram com o coração mais bonito e feliz, não apenas porque se divertiram, mas porque serviram, a um outro alguém, uma pequena gota de felicidade.