No dia 18 de junho decorreu a renovação das promessas do Apostolado da Oração. Contámos com a presença do nosso Diretor Paroquial, Padre Marcos Castro, com o padre António Sant’Ana Sj. Director Nacional do Apostolado da Oração ou Rede Mundial da Oração do Papa e também a Presidente Diocesana D. Filomena Pires. Tivemos trinta e três presenças, do Grupo do Apostolado da Oração a fazer a Consagração ao Sagrado Coração de Jesus. Muitos outros não puderam estar presentes, mas manifestaram a sua disposição de coração e também nos sentimos acolhidos com toda a comunidade neste domingo.

Foi um dia em festa com o Coração de Jesus, começámos com a Celebração da Eucaristia onde tivemos a graça de ter uma admissão no Grupo de Oração e duas das Associadas que aceitaram o cargo de Zeladoras. Depois da Eucaristia, almoçámos e convivemos, vinte e sete pessoas no café, O Adro.

Às 15h fomos agraciados com a Conferência do Padre António, sobre o Caminho do Coração, uma Proposta Espiritual. O Padre António começou por nos explicar o que é o Caminho do Coração. Um Itinerário que iremos percorrer, este caminho que nos leva ao Coração de Jesus. Aprender a viver o dia-a-dia com um sentido a dar àquilo que se vive e rezar como apóstolos da Oração. Nós somos apóstolos da Oração, na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, este Coração que nos leva à Oração. A primeira intuição do Pai Nosso, quando rezamos é ”Venha a nós o Vosso Reino”. Quem faz o Caminho do Coração de Jesus está a instalar aqui na terra o Reino de Deus. O Caminho do Coração é um caminho que fazemos juntos e à medida que caminhamos juntos está a fazer que o Reino de Deus venha a nós.

Como fazemos isto?
Oferecendo as obras do dia, rezar pelas intenções do Papa, rezar pelo coração do Papa, em jeito de brincadeira o padre António disse-nos que o coração do Papa está mais perto do Coração de Jesus. Ele, que confia as suas intenções de oração ao A. O. O Papa ao Rezar, tem a intenção de perceber por quem Jesus rezaria, porque ele reza com o Coração de Jesus. A missão de quem reza com o Papa é fazer uma oração de compaixão, que o nosso coração se compadeça de paixão pelo outro.

O Padre António, falou-nos que a exemplo de Jesus, que na Cruz pediu ao Pai misericórdia para aqueles que O maltratavam. Mostrou-nos que Jesus propõe uma atitude de perdão humilde, quando somos agredidos, ofendidos, magoados. O foco de toda a conferência foi baseado na compaixão pelo outro, tratar a todos com bondade, desdobrando-nos em atos de serviço e dom. Procurar pautar a nossa vida por este amor intenso e misericordioso, escutar Jesus para aprender a amar mais e melhor e na intimidade da nossa oração com O Pai, pedir a graça de ter um coração como o d’Ele. Rezarmos por aqueles que sofrem para que encontrem caminhos de vida deixando-se tocar pelo Coração de Jesus. Acreditamos que é do Coração de Jesus que todos recebem estas graças especiais no caminho que somos convidados a fazer.

Qual é o Caminho do Coração?
O Caminho do Coração é o caminho que me leva ao meu irmão!
Estar disponível para quem precisa da nossa ajuda, se está doente, visitá-lo, se tem dificuldade para alimentar a família, distribuir alimentos, por vezes só um pouco de companhia a quem está só. Ter compaixão.

O Padre António também nos explicou a mudança do Apostolado da Oração para a Rede Mundial de Oração, rede, que significa interligação nos meios digitais, com a APP, Click To Pray que nos liga no mundo digital, é um caminho, é uma proposta de vida, é um itinerário espiritual, que parte duma espiritualidade dos Jesuítas, sempre em Exercícios Espirituais. O Padre António ia colocando perguntas e ao mesmo tempo respondia com uma afirmação.

Qual é o centro da nossa fé?
O centro da nossa fé, é a Cruz de Cristo e a nossa vida faz sentido porque, Jesus morreu na Cruz. A Cruz é a porta que nos projecta para outra dimensão, Jesus diz; “Eu sou a porta” Mas a porta é estreita, ainda nos explicou que muitos santos dizem que, a forma da porta é a forma da Cruz, não é tanto física, mas aceitando as nossas dificuldades, as nossas limitações, com o nosso pecado, por vezes somos muito exigentes com nós próprios e esquecemos de entregar ao Senhor aquilo que nós somos. O Senhor ama-nos como somos, Jesus gosta de nós, ponto. Jesus não vai olhar para o nosso pecado, Ele já assumiu o nosso pecado todo, o que Ele agora nos quer é conduzir ao Seu Coração com amor.

Continuou explicando, 22 milhões de pessoas em todo o mundo fazem parte desta R.M.O.P. Afirmou, não estamos sozinhos!

O Caminho do Coração também é um caminho de conhecimento, não é só físico, São João Paulo II diz; “que o Caminho começa com o conhecimento de jesus”. Bento XVI diz; “só é possível ser cristão com o olhar dirigido para a Cruz do nosso Redentor, aquele a quem trespassaram”. O Papa Francisco diz três coisas; “O Coração de Cristo é tão grande que nos acolhe a todos na revolução da ternura. Rezar a entrar no nosso coração, para entrar no Coração de Jesus. E termina, com o Coração chama a sermos testemunhas e mensageiros da misericórdia de Deus”.

Somos enviados, somos apóstolos, somos mensageiros. Temos de dar testemunho, isto é o que é ser apóstolos e aquilo que rezamos tentarmos pôr em prática na nossa vida. O Pai envia o Filho para nos salvar e Jesus começa a chamar os apóstolos e chama cada um de nós e por nós. Recebemos uma missão de compaixão e assim se cria uma rede mundial de Oração de serviço atento às necessidades dos outros. São 9 passos deste Caminho do Coração, que o padre António nos vai enviar para o seguirmos, passo a passo. Aderirmos ao chamado de Jesus.

Ainda nos falou do MEJ Movimento Eucarístico Juvenil, que não está implantado em Portugal, convidou-nos a estar presentes na terça-feira das JMJ entre as 15h e as 18h na Igreja da Encarnação em Lisboa no Chiado, que ele vai estar com este grupo de jovens do MEJ do mundo inteiro, para termos conhecimento deste Apostolado de Oração dos jovens.

Terminámos dando graças a Deus pela Sua infinita Misericórdia.

Apostolado da Oração