O que são actividades no escutismo?

As actividades desenvolvidas e participadas no escutismo, pelas crianças e jovens, às quais directamente se associam algumas das componentes mais marcantes do Escutismo – acção, aventura, desafio, criatividade, contacto com a natureza, etc. – constituem a parte mais visível do Programa Educativo. É através das actividades que se constrói, em boa parte, a percepção da sociedade sobre o que é o Escutismo e são as actividades o que mais  atrai as crianças e os jovens ao Escutismo.

Num Programa Educativo baseado em objetivos educativos, onde cada criança e jovem é desafiado a alcançar níveis pré-definidos, todas as ações levadas a cabo, seja no âmbito do Escutismo ou fora dele, são meios para alcançar esses mesmos objetivos educativos. O Escutismo propõe e realiza atividades como forma de criar e proporcionar oportunidades educativas que, em última análise, contribuam para que as crianças ou jovens alcancem os objetivos educativos estabelecidos, ou seja, para o respetivo desenvolvimento integral.

Assim, constituem oportunidades educativas, todas as oportunidades para que cada criança ou jovem possa desenvolver-se nas seis áreas de desenvolvimento pessoal, e que contribuem para ir alcançando os objectivos educativos adoptados, sejam actividades, sejam propostas de desenvolvimento de competência específicas, seja a assumpção de cargos, funções e responsabilidades ao nível do bando, patrulha, equipa ou tribo.

A realização de actividades relaciona-se, por outro lado, com uma componente importante do método escutista, o aprender fazendo, enquanto método activo que valoriza a experiência individual para a aquisição de conhecimentos, competências e atitudes. No Escutismo, as crianças e os jovens aprendem fazendo. A aprendizagem pela acção permite uma aprendizagem por descobertas, fazendo com que os conhecimentos, competências e atitudes e se interiorizem de forma natural – experiência.

Actividades e experiência são, assim, dois conceitos intimamente interligados, embora claramente distintos. Sendo as actividades o meio privilegiado para alcançar a aprendizagem, as crianças e os jovens aprendem através das experiências que vivem nas actividades.

Ver actividades dos escuteiros da bobadela, videos e fotografias 2012:

Actividade dia 02-01-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/01/actividade-de-14-01-12.html

Actividade dia 14-01-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/01/actividade-de-14-01-12.html

Actividade dia 21-01-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/01/hoje-o-dia-comecou-cedinho-pelo-menos.html

Actividade dia 04-02-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/02/blog-post.html

Actividade dia 11-02-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/02/actividade-de-11-02-12.html

Actividade dia 07 -06-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/06/hoje-iniciamos-o-dia-bem-cedinho.html

Actividade dia 20 -10-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/10/actividade-dia-20-outubro.html

Actividade dia 27-10-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/10/actividade-dia-27-10-1i.html

Actividade dia 01 -11-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/11/actividade-de-dia-1-nov.html

Actividade dia 10-11-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/11/actividade-dia-10-11-12.html

Actividade dia  09-12-2012

http://lobitos1243.blogspot.pt/2012/12/actividade-dia-9-12-12.html