Sacramentos

A celebração do mistério Cristão

Jesus deixou-nos sete sacramentos que nos acompanham e que O fazem presente na nossa vida.
Estes sacramentos dividem-se em três grupos: Sacramentos de Iniciação Cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia), Sacramentos de Cura (Reconciliação ou Sacramento da Penitência e Unção dos Enfermos) e Sacramentos ao Serviço da Comunhão (Ordem e Matrimónio).

Batismo

O Batismo é o Sacramento que permite a entrada na igreja, o que leva a pertencer ao povo de Deus. Ao sermos batizados passamos a ser filhos de Deus, irmãos de Jesus Cristo, nosso Salvador. Através do batismo somos libertos do pecado, somos regenerados, somos filhos da Luz. Podem, então, ser batizados todos aqueles que ainda não o foram.

Para tratar do processo de Batismo basta contactar com os serviços da paróquia visite a nossa página de contactos de forma a falar com a Equipa Pastoral.

Realizar Processo de Batismo

Matrimónio

A união matrimonial do homem e da mulher, fundada e dotada de leis próprias pelo Criador, está por sua natureza ordenada à comunhão e ao bem dos cônjuges e à geração e bem dos filhos. Segundo o desígnio originário de Deus, a união matrimonial é indissolúvel, como afirma Jesus Cristo: «O que Deus uniu não o separe o homem» (Mc 10, 9).

É o Sacramento que permite um pacto no qual o homem e a mulher, através da comunhão íntima, se constituem num só durante toda a vida terrena. Este sacramento deve ter em vista o bem dos noivos e a procriação e educação dos filhos. Para iniciar o processo de casamento deverá contactar o Pároco com 4 meses de antecedência da data prevista através da nossa página de contactos, preenchendo o formulário ou utilizando os contactos que lá se encontram. Pode também dirigir-se diretamente à Equipa Pastoral na Igreja Paroquial da Sagrada Família.

Realizar Processo de Matrimónio

Crisma

Este sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, que se encontrava reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também descerá sobre cada batizado que pede à Igreja esse Dom (Espírito Santo). Desta forma, o sacramento encoraja e fortalece o fiel para uma vida de testemunho de amor a Cristo.

A caminhada de preparação para o Crisma para os jovens de 16 anos (a frequentar o 10º ano de escolaridade) decorre nos horários do final da tarde, em simultâneo com a catequese de crianças e adolescentes, a partir do mês de Outubro. Para os adultos a Paróquia convida os que ainda não tenham recebido o Sacramento do Crisma a fazerem uma caminhada de preparação. São encontros semanais, geralmente ao sábado, iniciando-se à noite, pelas 21h00.

Inscreva-se na Catequese

Reconciliação

O Sacramento da Reconciliação é um dos aspetos mais belos e únicos do Catolicismo. Jesus Cristo, no seu amor e misericórdia abundantes, oficializou o Sacramento da Reconciliação, para que nós como pecadores possamos obter perdão pelos nossos pecados e reconciliar-nos com Deus e a Igreja. O sacramento “purifica-nos” e renova-nos em Cristo.

Horários

Depois das Eucaristias semanais ou por marcação

Unção dos Enfermos

Este Sacramento fortalece-nos na doença. Aquele Jesus que curou o paralítico oferece o Espírito Santo para nos acompanhar na doença.

É um Sacramento que qualquer batizado pode receber as vezes que forem necessárias. É, então, aconselhado pela Igreja a recebê-lo quando a doença nos bate à porta.

É um sacramento instituído por Cristo, infundido como tal no Evangelho de S. Marcos (cf. Mc 6,13), recomendado e promulgado aos fiéis pelo Apóstolo S. Tiago: «Algum de vós está doente? Chame os presbíteros da Igreja e que estes orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o aliviará; e, se tiver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados» (Tg 5, 14-15).

Mais Informações