Jornadas Mundiais da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.

Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.

Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.

Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.

 

JMJ em Lisboa 2023

De 1 a 6 de agosto de 2023, Lisboa vai acolher as Jornadas Mundiais da Juventude. Devido à complexidade do evento, que reúne jovens de todas as partes do mundo, implica uma logística e preparação antecipada. Para tal, o nosso país constituiu várias equipas de trabalho, a nível nacional, diocesano, vicarial e paroquial, de modo a que todos consigam servir da melhor forma possível.

Na nossa Paróquia

Desta forma, foi criada, à semelhança de outras paróquias, o COP – Comité Organizador Paroquial. Este comité será o responsável por ajudar na organização a nível local, neste caso, na Paróquia de N.ª Sr.ª dos Remédios. Na nossa paróquia, numa fase inicial, o COP é uma equipa ainda pequena, sendo apenas constituída, até ao momento, por 3 pessoas – Inês Simões, Inês Abrantes e Rita Marques, três rostos bem conhecidos da nossa paróquia.

Contactos

Inês Abrantes, Inês Simões e Rita Marques
E-mail: cop.bobadela.jmj2023@nossasenhoraremedios.pt
Instagram: https://www.instagram.com/jmj23_copbobadela/

Em comunidade

Durante os últimos 3 anos, a par das tarefas logísticas de planeamento que ainda não são visíveis para a comunidade, o COP tem vindo a dar a conhecer à comunidade as Jornadas Mundiais da Juventude desde o seu início até às mais recentes, através dos passaportes, textos publicados e dinâmicas de cada jornada trabalhada.

Artigos mais recentes

Conta-me como foi a Festa de Reis

22/01/2023|

Dia 8 de janeiro a partir das 16h celebrou-se a Festa de Reis na Igreja da Sagrada Família com participação da catequese, grupo de jovens, equipa JMJ e coro, em família e comunidade. Pedimos a cada pessoa

Oração de Taizé pelas JMJ

20/01/2023|

Na próxima segunda-feira, 23 janeiro, irá acontecer mais uma Oração de Taizé de preparação e oração pelas JMJ às 21h na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, na Bobadela. Uma excelente forma de começar a

Galeria