Conselhos e Orgânica

Conselho Permanente

O Conselho Permanente do Conselho Pastoral é o órgão executivo do Conselho Pastoral. O Conselho Permanente é presidido pelo Pároco, dele fazem parte o Diácono, um Secretário, representantes das Comissões Zeladoras das várias comunidades, do Conselho Económico, do Gabinete de Comunicação e da Comissão de Festas e outros que de acordo com as necessidades possam ser chamados.

Compete ao Conselho Permanente preparar e organizar as reuniões do Conselho Pastoral, acompanhar a realização das várias actividades e em caso de urgência e dificuldade de reunir o Conselho Pastoral, pronunciar-se em matéria da sua competência, devendo, contudo, informar o Conselho Pastoral na primeira oportunidade.

O Conselho Permanente reúne no intervalo das reuniões plenárias do Conselho Pastoral com a frequência necessária, mediante convocação do Coordenador, com prévio acordo do Pároco.

Conselho Económico

Objetivos do Conselho: colaborar com a administração do Pároco, zelando pelos bens (inventário da Paróquia) e contas da Paróquia e propondo medidas que sustentem a sua manutenção. Neste conselho é feita a prestação de contas de cada mês com receitas e despesas que são analisadas pelos membros, e que é divulgado num mapa mensal à comunidade paroquial.

O CEP reúne trimestralmente, podendo fazê-lo mais frequentemente conforme as necessidades do momento presente.

Comissões Zeladoras

As Comissões Zeladoras da Sagrada Família (Bairro da Petrogal, Bobadela) e Nossa Senhora da Paz (Bairro da Fraternidade) foram criadas há mais de 10 anos, com grande incentivo do Padre José Luzia, como tentativa de organizar e orientar a vida comunitária e paroquial. Mais recentemente foi criada a comissão zeladora de Nossa Senhora dos Remédios separada da estrutura da comissão da Sagrada Família.

A sua constituição foi evoluindo ao longo dos anos: inicialmente foram eleitos os membros das Assembleias de Comunidade considerados mais participativos e responsáveis. Atualmente têm assento nas Comissões os responsáveis pelos diferentes grupos ativos na comunidade/paróquia e os responsáveis pelos diferentes serviços na igreja.