Legião de Maria (Um movimento nas mãos da Santíssima Virgem)
Fundada a 7 de Setembro de 1921, por Frank Duff e um grupo de jovens, em Dublin, Irlanda. A Legião de Maria é uma «associação internacional de fiéis», cujo objetivo é «a glória de Deus, por meio da santificação pessoal dos seus membros, pela oração e cooperação ativa, sob a orientação da autoridade eclesiástica, na obra de Maria e da Igreja». Ambiciona ser o elo que liga os Pastores ao seu rebanho, facilitando-lhes o trabalho e permitindo-lhes um contacto pessoal e contínuo com os fiéis. Trabalha a nível local sob a orientação dos Párocos.
É um Movimento de Evangelização ao serviço da Igreja, cuja espiritualidade assenta na Doutrina do Corpo Místico e na Maternidade de Maria.
Tal como Maria, sob a ação do Espírito Santo, deu Cristo ao mundo, também a Legião de Maria, com Maria e sob a ação do mesmo Espírito, procura dá-Lo ao mundo através do seu apostolado.
Quer colaborar com o Espírito Santo e com Maria na renovação da face da Terra e na construção da Civilização do Amor no Terceiro Milénio. Para isso, os seus membros procuram ser dignos e corajosos anunciadores do Evangelho, obedecendo assim ao mandato de Jesus Cristo: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura» (Marcos 16,15-20).
Missão
A Legião de Maria, é um grupo que tem como propósito o louvor a Nossa Senhora, e a nobreza de praticar o bem, que apesar das dificuldades e sofrimento, realizam atos de bondade e de compadecimento para com o próximo, que merecem aqui ser realçadas:
- Assistência moral aos doentes, efetuando visitas nas suas residências, em lares e hospitais, em que muitas vezes devido à sua fraqueza e desespero para firmarem a Aliança com o Senhor, lhes é levada a Sagrada Comunhão por alguns dos seus membros serem também Ministros Extraordinários da Comunhão.
- Realizam de uma forma regular visita aos lares, dando o consolo e o conforto da doçura das palavras amigas e generosas, para que estes irmãos não se sintam sós e isolados.
Proporcionam a estes irmãos fragilizados, momentos de reflexão, meditação e oração com eles, até em alguns momentos a necessidade de confortar os familiares dos que partem para o Pai.
- A limpeza e os preparativos da Igreja são outro ponto bastante importante, assim como, a identificação das misérias alheias, ao ajudarem na limpeza e arrumação das casas de pessoas que por motivos de doença ou velhice, se encontram impossibilitadas de o fazer.
A Legião de Maria é constituída por uma Cúria que se subdivide em Presidium’s. A paróquia tem a Cúria Mãe da Divina Graça da Bobadela (formada em 1994) e três Presidium’s: A Nossa Senhora da Purificação (formada em 1980), a Nossa Senhora da Fraternidade (formada em 1989), a Nossa Senhora dos Remédios (formada em 1983) e também pertencentes à Cúria da Bobadela um Presidium de São João da Talha, um de Alverca e um de Vialonga.