Na terça-feira dia 18 de julho recebemos da Paróquia de Moscavide os símbolos da JMJ – a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.
De seguida os símbolos seguiram em peregrinação por vários locais da nossa Paróquia – Hospital do Mar, Centro Social e Paroquial e Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, Junta de Freguesia da Bobadela, Igreja de Nossa Senhora da Paz e Centro de Acolhimento para os Refugiados.
Os símbolos foram então entregues à Paróquia de Santa Iria de Azóia, continuando a peregrinação dentro da Vigararia de Sacavém.
Foi no passado dia 18 de julho de 2023 que se assinalou a peregrinação dos símbolos da JMJ na paróquia da Bobadela. A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e a representam, sendo eles: a Cruz peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Papuli Romani, símbolos estes que nos meses antecedentes à JMJ partem em peregrinação com o objetivo de serem anunciadores do Evangelho e de um modo especial acompanharem os jovens nas suas realidades/vivências.
Foi assim, com enorme alegria, que na paróquia da Bobadela se vivenciou este momento, testemunhado por parte da comunidade e antecedido de dias/horas de dedicação, para que de uma forma tão dedicada e bonita, ornamentando, colorindo os espaços com as cores da JMJ e fazendo-nos presentes, se acolhessem estes símbolos.
Assim, foi com um misto de contentamento e simultânea emotividade, que várias gerações em sentido de comunidade, de encontro e partilha, puderam adorar, orar e acolher com alegria e em júbilo, ao som do hino da JMJ 2023, os seus respectivos símbolos, fazendo assim parte da história deste grande evento e ajudando a cumprir o objetivo do Papa São João Paulo II quando confiou a cruz aos jovens “carreguem-na pelo mundo fora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade”.
Rita Marques