Bispo auxiliar de Lisboa agradece a «confiança» do Papa Francisco para o desempenho de uma missão «desafiante»
Cidade do Vaticano, 13 de jul 2016 (Ecclesia) – O bispo auxiliar de Lisboa, D. Nuno Brás, foi nomeado pelo Papa Francisco como membro da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé. De acordo com informações avançadas hoje pela sala de imprensa da Santa Sé, D. Nuno Brás passa a integrar aquele organismo a par de outros representantes católicos, de vários países e continentes.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, o bispo auxiliar de Lisboa mostrou-se “surpreendido” por esta nomeação mas agradeceu a “confiança” do Papa Francisco para uma missão que antevê como “desafiante”. “Trata-se de ajudar a criar uma coisa de raiz, é um caminho novo que a Santa Sé está a percorrer, e o Papa convida-me a fazer parte desse percurso”, salientou.
Recorde-se que a Secretaria da Comunicação da Santa Sé, criada em 2015 pelo Papa Francisco, veio juntar sob a mesma tutela todos os meios do Vaticano dedicados à comunicação social, como o jornal “L’Osservatore Romano”, a Rádio Vaticano e o Canal Televisivo do Vaticano.
Sobre este organismo, atualmente presidido pelo monsenhor Dario Viganò, D. Nuno Brás destaca a forma como ele tem olhado para a relação entre a Igreja Católica e os media.
“Não se trata simplesmente de tomar opções técnicas, trata-se de pensar o que é a comunicação para a Igreja e na Igreja e depois colocar as instituições que existem ao serviço desta noção de comunicação”, frisa o bispo auxiliar de Lisboa, considerando que sendo a “comunhão” uma “realidade” intrínseca de Deus e da Igreja, “a comunicação é qualquer coisa de essencial”. “A Igreja não pode deixar de usar todos os meios que estão ao seu alcance para criar este dinamismo de comunhão e anunciar o Evangelho ao mundo que ainda não o conhece”, aponta D. Nuno Brás, referindo como “grande desafio” esta nova era digital que vivemos.
Uma era que não pode deixar de contar com “a presença da Igreja e dos cristãos”, conclui.
Fonte: Ecclesia