O Papa recordou a celebração do Dia Mundial das Missões, que a Igreja vai assinalar este domingo, apelando ao compromisso missionário de cada católico.
“Irmãos e irmãs, no próximo domingo vamos celebrar o Dia Mundial das Missões, ocasião preciosa para refletir sobre a urgência do compromisso missionário da Igreja e de cada cristão”, disse, durante a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.
“Também nós somos chamados a evangelizar no ambiente em que vivemos e trabalhamos”, acrescentou Francisco, falando a cerca de 35 mil peregrinos.
A Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões 2016, divulgado em maio deste ano, sublinhava a importância da evangelização em contextos de dificuldades, saudando a “crescente presença feminina” na ação missionária da Igreja Católica.
“Sinal eloquente do amor materno de Deus é uma considerável e crescente presença feminina no mundo missionário, ao lado da presença masculina”, refere Francisco.
Francisco elogia, a este respeito, uma acrescida atenção “centrada mais nas pessoas do que nas estruturas” e o “cuidado dos pobres”, a “capacidade de empatia com os mais pequenos, os descartados, os oprimidos”.
O Dia Mundial das Missões cumpre este ano o seu 90.º aniversário e o Papa Francisco recorda que as dioceses católicas são chamadas a destinar as ofertas que se recolhem nessa data às “comunidades cristãs necessitadas de ajuda”.
Fonte: Revista Missões