FELIZ NATAL…
Sem querer cair em exagero, posso afirmar que esta foi a actividade mais rica, o ACANATAL mais bonito desde que estou no Agrupamento e na III Secção. Pela intensidade, pela emoção, pelo crescer, pelo testemunho do querer crescer.
Creio que ninguém veio de Mafra como foi, e neste aspecto tenho pena de não termos podido contar com alguns dos Pioneiros, que por razões várias não puderam estar. Tenho pena porque perderam o muito que nós ganhámos.
Não descreverei a actividade pois deverá viver apenas na mente de todos nós, apetece-me sim, enaltecer o “extravasamento” do grupo Pioneiro ao animar o Fogo de Conselho, (e não só) prova mais que suficiente que de 0 a 10 valem 15 mas… descontam 5 porque não confiam em vós mesmos… e mais 5 pelo medo que têm de confiar nas vossas maravilhosas capacidades.
Parabéns Daniela e Gonçalo (e todos os outros) pelo quase profissionalismo como entertainers – divertidos, contagiantes, educados e organizados no improviso que fizeram.
Parabéns Tiago e Pedro (e demais “tocadores”) pelos acordes com que nos encheram os ouvidos (Grande Chefe, ainda vais ser “rivalizado” na viola), pela partilha da palavra e das reflexões.
Parabéns Fábio pelo testemunho de grupo e solidariedade que fizeram emocionar um dos “Chefes”.
Parabéns Mauro pela coragem de tomares a palavra no momento de avaliação da actividade. Pela coragem de fazeres e completares um Raid tão difícil como aquele.
Parabéns Filipa pela voz (cânticos) e pela profundidade das palavras, curtas, simples, muito inseguras mas… para quem as sabe ouvir… autenticas flechas de maturidade escondida.
Parabéns Francisco, cada palavra tua é um Dom (reflexão). O nosso pequeno Grande Pioneiro.
Parabéns Alves, pelo sentido de humor tão sublime, mas que nos faz rir e alegrar por dentro e por fora.
Parabéns Albino pela capacidade e pelo modo como interagiste com todos os outros.
Parabéns Sara, embora discreta, activa; embora insegura, participante; embora a mais “noviça”, já Pioneira.
Parabéns a todos, pelos maravilhosos momentos de diversão, de reflexão (Eu… Pioneiro… Adolescente), de Cristãos (réplica que deram ao P. Luzia na Homilia) de educação e respeito…
E se em cima vos nomeei, não significa que não tenham sido mais do que o referido… este é apenas um pequeno passo nos muitos que teremos de dar e aprender no escutismo e na vida.
Porque… Pioneiro… Adolescente… é uma etapa nunca acabada.