Foi neste domingo de manha que os Jovens Vicentinos se deram a conhecer na Comunidade do Bairro da Fraternidade como podem ver no seguinte vídeo:
–>> Apresentação dos Jovens

E ler no magnifico texto! Sempre que leio e oiço o Ricardo Batista a ler comovo-me:

Estamos aqui perante esta comunidade da nossa paróquia a fim de apresentar o grupo jovem dos vicentinos. Este grupo tem como principal objectivo ajudar as famílias que necessitam de ajuda, principalmente companhia, atenção, um dedinho ou dois de conversa, ou de qualquer outro tipo de ajuda, desde que esteja ao nosso alcance poder dá-la. Nós, jovens, fomos divididos em grupos de 3 elementos e foi-nos atribuída uma família, pela qual estamos responsáveis, no sentido de a irmos visitar as vezes que acharmos necessárias, de vermos quais as necessidades principais dessa família e de lhe darmos toda a atenção, todo o carinho e tudo aquilo que ela precisar, desde que esteja ao nosso alcance faze-lo.

Neste momento ainda não existem famílias suficientes para todos os grupos (ainda andamos meio que à procura delas, e para isso temos tido a grande ajuda da D. Glória, da D. Clementina e do Padre Raimundo), mas alguns grupos aos quais já foram atribuídas famílias já fizeram várias visitas.

Na última reunião que o grupo teve, no dia 8 de Novembro, tivemos uma ideia! A maioria das pessoas aqui presentes, incluindo eu, passa o natal com as respectivas famílias, com a mesa da ceia cheia, o peru, as rabanadas, as filhoses e tudo isso. Mas nunca vos passou pela cabeça que enquanto nós temos essa mesa cheia e temos a companhia da nossa família, existem muitas pessoas aqui bem perto de nós, na nossa paróquia que não têm essa companhia nem sequer uma mesa de natal, nem meio cheia, nem meio vazia, não têm! Já vos passou isso pela cabeça?! Então o que pensámos foi: Todo o grupo dos vicentinos vai, mais pertinho do natal, visitar cada família e levar-lhes uma oração ou uma canção, juntamente com um cabaz que iremos fazer, conforme as necessidades de cada uma. Mas como isso custa dinheiro, e como somos uma comunidade e temos que ser uns para os outros, porque hoje podem ser os outros, mas amanha pode estar a acontecer a qualquer um de nós, vimos pedir-vos que nos ajudem a ajudar quem precisa! Porque se um dia vier a acontecer-nos a nós também vamos gostar de saber que há alguém a fazer o mesmo por nós! Para isso estaremos lá fora, a recolher o dinheiro que nos puderem dar. Procurem nos bolsos, pode ser que tenham umas moedinhas perdidas que possam doar a esta causa! Vão-se sentir mais leves, mas também mais contentes por estarem a aderir a uma causa tão nobre! Esta recolha irá durar durante mais uns fins-de-semana seguidos.

Nós, jovens vicentinos, queremos marcar a diferença nesta comunidade, mas só o conseguiremos fazer com a vossa ajuda!

Contribua para que estas famílias tenham um natal melhor!

Agradecemos a colaboração!

Vejam ainda as fotografias desta comunidade neste dia de Festa da Palavra:
–>> Festa da Palavra – Apresentação dos Vicentinos
E ainda a Bênção dada pelos pais:
–>> Bênção pelos Pais