Lisboa, 02 out 2015 (Ecclesia) – Os bispos portugueses lançaram vários apelos ao cumprimento do dever cívico de votar nas eleições legislativas deste domingo, recordando aos católicos e à sociedade em geral os princípios do pensamento social cristão.

Na última assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), os prelados aludiram à necessidade de “a sociedade portuguesa assentar numa base comum de valores sociais e humanistas”.

“A sociedade ganharia se tivesse em conta princípios do pensamento social cristão, tão acentuados na programática exortação apostólica «A Alegria do Evangelho» do Papa Francisco”, acrescentavam, no comunicado final do encontro.

O documento enumerava “causas essenciais” como o respeito pelo bem comum, pelos princípios da solidariedade e da subsidiariedade, pela vida empresarial criadora de trabalho e da riqueza, pela justa promoção social dos pobres, pelo apoio aos mais frágeis, em particular os nascituros, às mães gestantes e às famílias. Outras preocupações enunciadas foram a salvaguarda da vida humana em todas as suas fases, a valorização da vida familiar e da educação dos filhos, o trabalho e o emprego, a saúde e a segurança social, o acompanhamento dos que emigram, a integração dos imigrantes e o diálogo sociocultural inclusivo.

Fonte: Ecclesia

http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/legislativas-2015-bispos-apelam-ao-cumprimento-do-dever-civico-de-votar/