Como já tinha dito nesta entrada, a ultima catequese de 6ª feira serviu também para cada um dizer o que foi para ele o seu ano catequético. A escolha do texto foi mesmo muito complicado porque todos os que me chegaram por email estavam mesmo muito bons. Mas como as pessoas nem sempre lêem os “links”, optei por partilhar já aqui um:
O meu 8º ano de catequese
Este ano de catequese foi, de facto, uma experiência muito interessante, tal como os outros anos. Contudo, neste aprofundámos mais o nosso conhecimento sobre Cristo e o que é estar com Ele, para além do que já sabíamos. Em várias sessões de catequese envolvemos-nos na população mundial tentando perceber os seus problemas e explorámos as nossas acções enquanto Cristãos. O nosso grupo de catequese teve presente em muitas eucaristias ou aos sábados, ou aos domingos e participámos também em várias vigílias e procissões, algumas destas juntamente com os escuteiros, em que me insiro.
Durante este ano assistimos a alguns filmes nas várias sessões de catequese, com objectivo em explorar mais o que já tínhamos aprendido. Nestes, inserem-se “Maria, Mãe de Jesus” e “Os Poderosos”.
Criámos também um grupo de Vicentinos, cuja missão é ajudar as pessoas fornecendo-lhes alimentos, como meio de chegar até elas para conhecer melhor as necessidades (como já tinha dito aqui). Até agora, presenciei três das três reuniões realizadas. O interessante é que não foi só o nosso grupo de catequese que se inseriu neste compromisso. Estiveram também presentes catequistas e outras pessoas que desconhecia.
Os catequistas Filipa e Pedro, deram-nos também a conhecer outros grupos com o mesmo objectivo que os Vicentinos da Bobadela, como “Os Caritas” e a “Comunidade Vida e Paz”.
Gostei especialmente de actividades que realizámos para fora da nossa zona como o Acantonamento em Peniche com o Bairro da Fraternidade e A Peregrinação a Fátima que tinha como frase representativa “Quero ter um Coração Bonito”.
Tudo isto que referi foi bastante interessante e apelativo e alterou o meu conhecimento sobre o que é ser Cristão.
Francisco Magalhães – 8º ano de catequese
Ficam agora os restantes para lerem e deliciar! Estou muito orgulhoso de todos vós! É bom saber que gostaram tanto deste ano como eu gostei e que deram valor a tudo!
–>> O meu 8º ano de catequese, por Ana Sofia
–>> O meu 8º ano de catequese, por Inês Simões
–>> O meu 8º ano da Catequese da Bobadela, por Maria Barbosa
–>> O meu 8º ano de catequese, por Maria Varela
Fico ainda à espera do texto da Ana Rita, Renato, João Alves, João Cardoso, Nuno e Pedro Albino.