O Papa Francisco encontrou-se hoje com milhares de pessoas na Praça de São Pedro, para a audiência pública semanal, e apresentou a “terapia de esperança” de Jesus que acompanha os momentos mais difíceis.
“Jesus caminha sempre connosco, sempre, também nos momentos mais dolorosos, nos momentos mais feios, também nos momentos da derrota. Ali está o Senhor e esta é a nossa esperança. Vamos em frente com esta esperança, porque Ele está ao nosso lado, caminhando connosco, sempre”, disse, na sua intervenção inicial, em italiano.
O Papa prosseguiu o ciclo de catequeses sobre a esperança, que tem vindo a apresentar às quartas-feiras, partindo do relato do encontro, após o julgamento e execução de Jesus, deste com dois discípulos desanimados que seguiam de Jerusalém para Emaús.
“Ali se encontra com as pessoas, com as suas esperanças e as suas desilusões, por vezes pesadas.
Francisco observou que, na fé cristã, a verdadeira esperança passa pelas “derrotas” e que nos Livros Sagrados não se encontram histórias de “heroísmo fácil” nem “campanhas fulminantes de conquista”.
“Deus não gosta de ser amado como um General que leva o seu povo à vitória, aniquilando os adversários”, disse.
No final do encontro, o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa, “invocando para todos as consolações e luzes do Espírito de Deus”.
Fonte: Ecclesia