Retiro de Jovens – Oração de Envio
O ambiente perfeito!
Tudo começou assim na Igreja da Bobadela à luz do presépio.
Os jovens foram chegando e no silêncio possível das idades se foram acomodando.
A leitura foi feita por uma mãe, que estava atrás do presépio sem ninguém a ver que tornou esta oração de envio muito especial.
De seguida o Pe. Luzia entreviu pedindo que neste retiro o mote seja o silêncio!
E a verdade é que quando escrevo este texto à 1:24 da manhã o silêncio é profundo no quarto!
Tudo começou muito bem e esperem pelas próximas entradas.
As fotografias:
–>> Retiro Advento 2009
Os Videos
–>> Playlist
Retiro de Jovens – Chegada ao Cristo Rei
Depois de ter deixado os jovens que tinha no meu carro, ainda fui buscar o catequista do 7º ano, Tiago, à Universidade Nova que tinha estado a estudar até a minha chegada.
Assim quando cheguei de vez ao Cristo Rei não havia mais ninguém no parque de estacionamento e o silêncio era total!
Foi assim a minha primeira ver aqui aos pés do Cristo Rei! Estou maravilhado!
Em seguida começamos-mos todos a conhecer individualmente com diferentes quebra-gelos como poderão ver depois nas fotografias.
Retiro de Jovens – Boa noite!
Este Retiro foi cheio de novidades, surpresas, boa disposição, oração e bom sono!
As instalações do Cristo Rei são simplesmente perfeitas e houve a particularidade de por exemplo o catequista Tiago, da fotografia, ter dormido pela primeira vez no topo de um boliche como tantas vezes já tinha desejado! Como também podem ver na fotografia fui eu que dormi por baixo dele, onde vêm o portátil que escrevi as duas primeiras entradas sobre o nosso Retiro.
Retiro de Jovens – Oração da manhã
Foi bem cedinho que começou o nosso sábado no Cristo Rei com a oração da manhã
–>> Entrada, Vem Senhor, oh! Vem Senhor!
–>> Salmo 62(63) 2-9
–>> Bendizei o Senhor
–>> Isaías 11, 1-4(6)
–>> Partilha da palavra
–>> Preces
–>> Pai Nosso
–>> Eis-me aqui eu irei Senhor
Retiro de Jovens – Pequeno-almoço
Depois de já termos começado o dia com a Oração da manhã e assim ter alimentado a alma, foi com no pequeno-almoço que podemos alimentar o corpo!
O Pe. Luzia durante o pequeno-almoço reforçou o pedido que mantivéssemos o silêncio enquanto comíamos! É uma actividade muito interessante que já fizemos com sucesso num retiro de catequistas, mas que aqui não foi de todo conseguido.
Ainda gostava de acrescentar nesta entrada o meu obrigado à Paula, mãe do catequizando Nuno do 9º ano, que nos presenteou com tanta comida e sumos tão bons!
Muito obrigado Paula!
Retiro de Jovens – Actividades da manhã
Depois da primeira actividade dos presépios vivos na noite passada, a manhã de sábado foi recheada por mais duas actividades!
A primeira actividade, era como podem ver na imagem em cima escrever uma receita de Natal! Quais os ingredientes e a sua preparação!
A segunda actividade era cada um dos grupos meditar sobre a passagem bíblica correspondente e responder ao tema deste Retiro:”E vós quem dizeis que Eu sou?”.
Podem assim ver as propostas as estas actividades dos quatro grupos por ordem em que apresentaram:
–>> 4º grupo
–>> 2º grupo
–>> 1º grupo
–>> 3º grupo
Retiro de Jovens – O almoço
Obrigado!
Esta entrada não precisava de mais nada do que um OBRIGADO 🙂
Enquanto passamos a manhã em actividades o almoço simplesmente não apareceu caído dos céus nos nossos pratos!
Para aqueles que não perceberam quem fez com que apenas nos tivéssemos de sentar e almoçar, esta é a entrada certa para agradecerem.
Retiro de Jovens – Subida ao Cristo Rei
😀
Já viram este sorrisos maravilhosos?
É verdade! Subimos ao Cristo Rei! E para mim ainda foi mais especial, que em 24 anos foi a minha primeira vez! É lindo! Adorei!
Espero que se estás a ler e ainda não subiste, pegues na tua agenda e marques já a data para este passeio!
Vale mesmo muito a pena e depois espero aqui pela fotografia igual a estes sorrisos 😀
Mesmo antes da nossa subida ao Cristo Rei, ainda houve tempo para mais duas actividades que agora aqui partilho:
–>> Actividade ‘indoor’
–>> Actividade ao ar livre
Retiro de Jovens – Celebração Penitencial
Depois de tantas actividades e de todos estarmos em sintonia, já quase no final deste Retiro, tivemos a nossa celebração penitencial.
Este celebração penitencial foi começou como podem ver nos seguintes vídeos:
–>> Salmo 051 (50)
–>> À Tua Palavra
–>> Oração ‘Senhor, nosso Deus…
–>> Perdoa Senhor
–>> Leitura Ef. 4, 1-32
Depois da leitura do ultimo vídeo, foi distribuído uma pequena peça do puzzle da imagem. Nessa mesma peça escrevíamos os nossos pecados que em seguida confessamos individualmente aos padres que nos acompanharam neste Retiro.
Em seguida foi dado um papel em branco no qual escrevemos uma carta para entregar ao Menino Jesus que nascia este ano, e que seria escolhida ao acaso uma para ler na Eucaristia.
Outra actividade desta celebração penitencial era de fazer uma oferta ao Menino Jesus, que também puderam ver na Eucaristia.
Retiro de Jovens – Eucaristia
E foi com a Eucaristia que o nosso retiro chegou ao fim!
Foram 24 horas muito intensas e maravilhosas!
E acabou maravilhosamente com esta Eucaristia como podem ver nos vídeos:
–>> Perdoa Senhor
–>> Aleluia
–>> Evangelho Lc 3, 1-6
–>> Homilia
–>> Ofertório, Vede Senhor
–>> Santo
–>> Cordeiro de Deus
–>> Via de Amor
–>> Acção de Graças, Renasce em mim
–>> Somos um
Retiro de Jovens – Entrada Final
E aqui está a foto do grupo todo!
Como puderam acompanhar nos últimos dias aqui no nosso blogue o Retiro de Jovens no Cristo Rei foi um sucesso enorme e só me falta mesmo agradecer à Pastoral Juvenil pelo trabalho realizado!
Espero que todos tenham a mesma opinião que eu!
Caso não tenham poderiam já ter comentado. Ou então ainda vão a tempo nesta ultima entrada.
É a primeira vez que escrevo 12 entradas e nem um único comentário. Espero ao menos que estejam a ler.
Também estranhei para além da ausência de comentários, foi a ausência da partilha de um texto por parte de algum jovem participante!
Nem Ana Sofia, nem Ângela, nem Francisco, nem Tatiana, nem Inês…
Mas ainda espero alegremente todos os dias por um texto qualquer no meu email.
Podem recordar todas as fotografias no nosso Facebook:
–>> Catequese da Bobadela
E podem recordar todos os vídeos na seguinte Lista de Reprodução:
–>> Retiro de Jovens, Cristo Rei 2009
Retiro de Jovens no Cristo Rei – por Ana Sofia
Oláá !
Cá estou eu a escrever outra vez para o blogue, desta vez calhou-me falar-vos sobre mais um fim-de-semana que tivemos, desta vez no Cristo Rei.
Tive pena que não ficássemos lá mais tempo, mas aquela noite foi muito boa, quer dizer teve uns pontos mais altos do que outros.
Pontos altos da noite para mim destaco dois, depois para vocês não sei como é, mas para mim a chegada ao Cristo Rei foi mágica, olhar para aquela beleza natural toda, olhar para as luzes do Cristo Rei foi lindo mesmo, não existem palavras para descrever aquilo. Para mim o outro ponto alto, foram os Presépios vivos, o padre a fazer de boi, os outros a dizerem “Óh Zé, Óh Zé”, outros a mandarem os Reis Magos embora porque não tinham presentes, todos os presépios tiveram os seus momentos e todos eles brilharam na sua altura.
Segundo o seu momento alto foi mesmo a subida ao Cristo Rei, AMEI mesmo, em 13 anos nunca lá tinha ido acima e posso dizer vale mesmo a pena subir, tem uma vista linda, mas o Cristo Rei parece muito maior, do que aquilo que na realidade é.
Uma coisa que me marcou muito neste fim-de-semana foi a carta que me calhou, era uma carta escrita por uma pessoa que conhecia, foi pena ter ficado com uma carta de uma pessoa conhecida, preferia ter ficado com uma carta de alguém que não conhecesse, mas azar 😀
Supostamente este devia ter sido um fim-de-semana de silêncio, mas não foi, somos jovens queremos é falar, e falar, o silêncio foi mesmo uma coisa que não fizemos, e tendo duas camaratas como estavam, muitos animadas, com lutas de almofadas, músicas de alguns de nós a darem para o quarto todo, mas por tudo isto é que fizerem deste fim-de-semana , qualquer coisa que não vou esquecer.
Ana Sofia
Ver testemunho dos pioneiros
RETIRO – O ANTES!!! E O DEPOIS???
Terminado o retiro presencial, no Santuário do Cristo Rei, creio que se impõe agora o retiro interior.
O que é que eu vivi? O que senti? Que momentos ou palavras me fizeram sentido? Onde e em que medida cresci? Este caminho é o meu caminho?
São perguntas que devemos fazer, cada um consigo mesmo, a si próprio. É um relatório que devemos à nossa consciência sempre que vivemos experiências de partilha e de reflexão.
O que significou para mim cada um dos momentos, os bons e os menos bons? O que me trouxeram de felicidade? O que significa para mim essa felicidade?
Pela faculdade que Deus nos deu e que nos distingue dos seres não “sapiens”, “oremos” para a nossa razão e coração e tentemos sentir a vida após a vivência da experiência. Não é no retiro que se aprende, é na reflexão, na vivência interior e pessoal que nos construímos como homens.
Como diz um autor famoso “o Bom Pai é aquele que prepara os filhos para a vida“, mas o trabalho dos nossos pais será uma vã frustração se nós, filhos, não nos dispusermos a aprender… e isso tem o segredo no interior de cada um.
Descoberto esse mistério, então temos a condição para crescer, deixar o mundo um nadinha melhor e receber e dar um pouquinho de felicidade.
E custa tão pouco partilhar um “pozinho” de felicidade…
Deixo-vos aqui um exemplo que deixou uma “plateia” de dezenas de pessoas verdadeiramente emocionadas… onde, em tão pouco, se encontra um lampejo enorme de felicidade.
… As imagens… essas são só para quem as viveu, como a imagem do retiro é para cada um de vós um reflexo de vós mesmos, no antes e no depois do retiro. Alguma coisa mudou?
http://comunidade130.blogspot.pt/2009/12/retiro-o-antes-e-o-depois.html