Questões frequentes
Poderás encontrar nesta páginas várias questões frequentes com resposta aos vários temas das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) que irão decorrer em Lisboa de 1 a 6 de agosto de 2023. Se verificares que não encontras resposta deixa-nos a tua questão e contacto para que possamos responder-te.
Contamos contigo nesta Jornada!
JMJ
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.
A Jornada Mundial da Juventude visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo.
A JMJ terá no lugar entre os dias 1 e 6 de Agosto de 2023 em Lisboa.
Além dos momentos de oração, partilha e lazer, os jovens inscritos participam em várias iniciativas organizadas pela equipa da JMJ, em diferentes locais da cidade que a acolhe.
É o nome dado a uma iniciativa da Paróquia que visa incentivar a uma corrente de oração todos os dias às 20h23 para rezar, orar e pedir ao Pai e a Maria por estas Jornadas Mundiais da Juventude.
Se quiser inscrever-se nesta corrente de oração pode fazê-lo no nosso site.
A família de acolhimento irá receber os peregrinos e partilhar com eles a semana da JMJ de Lisboa – de 1 a 6 de agosto.
- Disponibilidade para acolher 2 ou mais peregrinos (cada casa de família apenas poderá receber peregrinos solteiros do mesmo sexo ou casais)
- Entre a casa da família que acolhe e a igreja principal a viagem não deve ter uma duração superior a 30 minutos
- Espaço necessário para dormida de forma confortável no mínimo de 2m2 por peregrino (não será obrigatório disponibilizar uma cama mas este espaço garante que é possível estender um saco-cama)
- Espaço para higiene diária (duche etc)
- Espaço onde tomar o pequeno-almoço (se não puder oferecer o pequeno-almoço, os peregrinos poderão deslocar-se ao espaço da Paróquia onde serão distribuídos os pequenos-almoços)
Será importante saber as famílias com possibilidade para acolher peregrinos com mobilidade reduzida.
A responsabilidade do controlo da idoneidade das famílias caberá à paróquia de acolhimento.
Inscrições
Pode fazer a inscrição através do formulário no nosso site ou em cada uma das igrejas.
Na inscrição poderá optar pela modalidade pretendida:
- Família de Acolhimento (acolhimento de 2 ou mais peregrinos);
- Mosteiro JMJ (corrente de oração).
Em caso de alguma dúvida poderá sempre falar com um membro do COP ou com o Pároco – Pe. Marcos Castro.
Peregrinos
Ao longo de uma semana, os jovens peregrinos provenientes de todo o mundo são acolhidos, na sua maioria, em instalações públicas (ginásios, escolas, pavilhões, entre outros) e paroquiais ou em casas de famílias. Por isso ser tão importante que para que estes jovens possam ter uma casa e alguém que os acolha em Lisboa existam inscrições de famílias de acolhimento.
Pode inscrever-se como família de acolhimento em cada uma das igrejas ou no nosso site.
Famílias de acolhimento
A família de acolhimento irá receber os peregrinos e partilhar com eles a semana da JMJ de Lisboa – de 1 a 6 de agosto.
- Disponibilidade para acolher 2 ou mais peregrinos (cada casa de família apenas poderá receber peregrinos solteiros do mesmo sexo ou casais)
- Entre a casa da família que acolhe e a igreja principal a viagem não deve ter uma duração superior a 30 minutos
- Espaço necessário para dormida de forma confortável no mínimo de 2m2 por peregrino (não será obrigatório disponibilizar uma cama mas este espaço garante que é possível estender um saco-cama)
- Espaço para higiene diária (duche etc)
- Espaço onde tomar o pequeno-almoço (se não puder oferecer o pequeno-almoço, os peregrinos poderão deslocar-se ao espaço da Paróquia onde serão distribuídos os pequenos-almoços)
Será importante saber as famílias com possibilidade para acolher peregrinos com mobilidade reduzida.
A responsabilidade do controlo da idoneidade das famílias caberá à paróquia de acolhimento.
Voluntários
A equipa de voluntários paroquiais é constituída por um pivot, chefes de equipa e voluntários.
O pivot tem por missão gerir e dinamizar os chefes de equipa de voluntários e inscrição dos voluntários.
Os chefes de equipa irão coordenar cada uma das equipas e os voluntários irão apoiar as atividades que irão decorrer nas paróquias de acolhimento:
- Acolhimento de peregrinos;
- Catequese;
- Logística;
- Posto de informação;
- Festival da Juventude;
- Dinâmicas na paróquia.
Os voluntários paroquiais têm de cumprir com alguns requisitos:
- devem ser maiores de 15 anos (os menores de idade têm de ser acompanhados por um voluntário maior de idade ou um tutor – com autorização dos pais/encarregados de educação)
A inscrição e toda a gestão dos voluntários paroquiais irá acontecer na Paróquia da Bobadela.
Organização
Na sequência do anúncio de Lisboa enquanto próxima cidade a acolher a JMJ, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, instituiu o Comité Organizador Local (COL), formado pelo Bispo Auxiliar de Lisboa D. Américo Aguiar e pelo secretário executivo Duarte Ricciardi.
Sim. Cada diocese tem um Comité Organizador Diocesano (COD) que é a estrutura responsável por dinamizar no terreno o caminho de preparação para a JMJ Lisboa 2023. A Paróquia da Bobadela insere-se no COD de Lisboa.
Com o objetivo, de dinamizar localmente a JMJ foi criado um Comité de Organização Vicarial (COV) em cada vigararia.
Na Vigararia de Sacavém (à qual a Paróquia da Bobadela pertence) a representante é a Beatriz Salgueiro.
Trata-se do Comité Organizador Paroquial (COP), a equipa paroquial responsável por:
- Levantamento das famílias e locais para alojamento;
- Levantamento dos locais para atividades; transportes locais; pontos de distribuição de material/alimentos…
- Sensibilização e promoção das JMJ junto das comunidades.
Na Paróquia da Bobadela a equipa do COP é constituída por:
Padre Marcos Castro – Pároco da Paróquia de N.ª Sr.ª dos Remédios
Inês Simões Oliveira – Representante/Pivot
Inês Abrantes Porto – Membro
Miguel Guerreiro – Membro
Rita Marques – Membro
João Saraiva – Pivot do Voluntariado
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