O presidente da Câmara Municipal de Lisboa anunciou que a cidade vai ter um Centro de Estudos e Investigação sobre Santo António.
No encerramento do Simpósio Internacional Antoniano ‘Exulta Lusitânia Feli’, que decorreu no dia 4 de junho, no Centro Cultural Franciscano, Fernando Medina explicou o âmbito deste novo centro. “Capaz de agrupar, apoiar, consolidar todas as instituições que hoje se debruçam sobre Santo António de forma a potenciar este conhecimento quer em Portugal, quer nas comunidades, quer nos domínios de estudo sobre a qual a influência de Santo António se faz sentir”, referiu, salientando que o santo, mesmo não sendo padroeiro da cidade, tem uma “importância imensa” em Lisboa e “faz parte da sua marca identitária”. O centro terá ligação com o Museu de Santo António e vai procurar, em rede, agrupar e apoiar as instituições que se debruçam sobre Santo António, revelou o presidente da autarquia. Fernando Medina frisou ainda que o cento vai permitir ampliar o conhecimento da influência de Santo António em domínios como a Antropologia, Sociologia ou a própria arte.
O Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, esteve também presente no encerramento do Simpósio Internacional Antoniano, que foi promovido pelo Centro Cultural Franciscano e pelo Museu de Lisboa – Santo António, e considerou ser relevante este centro de estudos e investigação sobre o único santo português com a distinção de Doutor da Igreja.
Fonte: CM